
O apresentador consagrado Fausto Silva, mais conhecido pelo apelido Faustão, terá preferência na fila de espera por transplante de coração. Internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o comunicador diagnosticado com insuficiência cardíaca está na fila do SUS para receber o órgão.
A preferência, na verdade, segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, “que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, como aponta o boletim médico de Faustão.
Faustão tem prioridade na fila por transplante de coração
A coordena o Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Silvia Ayub Ferreira, conversou com o portal de notícias Metrópoles sobre o caso de Faustão e explicou que o apresentador atende os critérios para conseguir a prioridade na fila de espera pelo transplante de coração.
“Quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele a na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, esclarece a profissional da saúde.
Internado há 15 dias, Faustão realiza diálise no Hospital Albert Einstein, ou seja, um processo de filtração do sangue que elimina o excesso de líquidos e substâncias tóxicas, além de utilizar medicamentos que auxiliam no bombeamento cardíaco.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
TERRA.COM.BR