29.1 C
Mato Grosso
quinta-feira, 22, maio, 2025

Ginástica laboral pode melhorar ambiente de trabalho

Além de prevenir doenças ocupacionais, essas atividades podem aumentar a produtividade interna.

Com a crescente preocupação das empresas com a saúde física e mental de seus colaboradores, a ginástica laboral tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo, possibilitando um melhor ambiente de trabalho dentro dessas empresas.

Mais do que um momento de alongamento ou pausa no expediente, a prática regular de exercícios físicos leves no ambiente de trabalho tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade, reduzir afastamentos por doenças ocupacionais e melhorar o clima organizacional.

De acordo com o Serviço Social da Indústria (SESI), empresas que adotam ginástica laboral percebem uma redução significativa nos índices de absenteísmo, além de melhora na postura, disposição e no relacionamento entre as equipes. 

Os benefícios também se estendem à prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), muito comuns em funções operacionais ou que exigem longos períodos de postura estática.

“A maior integração social, que favorece o entrosamento e a comunicação entre os colegas de trabalho, melhorando a autoestima e o bem-estar também”, destacou a educadora física Thaís Barbosa, especialista em saúde do trabalhador. “O programa de ginástica laboral do SESI visa a promoção da saúde e a prevenção”, completa.

Em Mato Grosso, uma das empresas que vem se destacando pela valorização do bem-estar interno é a indústria de pães Nutri Nature, com sede em Sorriso. A empresa realiza sessões de ginástica laboral duas vezes por semana com seus colaboradores, integrando a ação ao seu programa de saúde e segurança do trabalho. 

Segundo a direção, a iniciativa tem sido bem recebida e já gerou impactos positivos na motivação e integração da equipe.

“O rendimento do trabalho melhorou, a gente vê que estão trabalhando muito mais feliz e de uma forma mais leve”, disse Gerusa Rader, a sócia proprietária da Nutri Nature.

A iniciativa surgiu através de uma parceria com o Serviço Social da Indústria, que disponibiliza uma profissional especializada no bem-estar do colaborador.

A tendência é que cada vez mais empresas em a enxergar o cuidado com a saúde dos colaboradores como um diferencial competitivo. A ginástica laboral, ao custo relativamente baixo, mostra-se como um o simples e eficiente rumo a ambientes mais humanos, equilibrados e produtivos.

Assessoria

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias